terça-feira, 3 de maio de 2016

Rio Faria-Timbó, será que ainda sou ?


Nascendo na Serra dos Pretos Forros bairro da Água Santa zona norte do Rio de Janeiro, o Rio Faria, era límpido, mas o presente esta obscuro, e seu futuro é incerto. Percorre o subúrbio da cidade até as proximidades de Inhaúma onde, recebe afluentes do Rio Timbó que possuía a terra mais escuras, nesta união forma Rio Faria- Timbó, onde no passado era promissor uma pescaria, um banho de rio, mas com a degradação do homem, o Rio está extremamente poluído. Deságua no canal do Cunha altura da linha vermelha próximo ao Fundão, que seu estado também lastimável.

Esgoto sendo jogado no Rio

Cruzando boa parte da zona norte, bairros como: Água Santa, Piedade, Encantado, Engenho de Dentro e Inhaúma, Engenho da Rainha, Cavalcanti, Tomás Coelho e Higienópolis. O rio sofre com graves problemas de poluição e está em estado de degradação total as autoridades esqueceram que ali e um rio ê não um condutor de esgoto/lixo.




A Senhora Sheila Maria Camaragibe,56 anos, morou na Rua José dos Reis, onde destaca que se podia tomar banho e pescar no rio. “O rio era limpo, tinha peixe, tinha aqueles girinos, meus irmãos tomavam banho no rio, ele só era marronzinho por causa do barro mas sujeira, lixo dentro do rio não existia”. relata a senhora, Atualmente mora na comunidade Fazendinha localidade conhecida como “casinhas”. Informa que a prefeitura há anos não realiza tratamentos no rio, antes tinha os guardiões do rio, que realizavam limpeza semanal, mas esse projeto acabou."Ha muitos anos que não fazem a limpeza aqui nesse rio, na época teve uns guardiões que passavam, mas agora só sujeira e lixo.Muita gente joga, muita imundice, móvel, garrafa, isso ai vai cada vez piorando" destaca a Senhora




Rio Faria- Timbo ( Engenho da Rainha)

Na bacia do Rio se encontra colchão, moveis, vestuários, crianças, casas e animais nas margens do rio, uma amostra que a própria população é responsável por tal poluição e degradação.
 "Ninguém toma providencia e o culpado somos nos mesmos que jogamos lixo,se a gente morador  não conservar quem ira conservar." Leandro Inácio da Silva, 38 aos, morador do Engenho da Rainha



"Nasci na fazenda no bairro de Inhauma, fui morador de lá até a idade de 23 anos, vivi naquela comunidade ali... novo, tirando areia do rio, catando materiais metálicas e vendendo. Aquele rio nos pescávamos , que e o Rio Faria -Timbó, ali não tinha ponte, era ponte de bambu, e depois foi feita a ponte de concreto armado que ate hoje se encontra no local. E eu e os companheiros na idade de 6, 7, 8, 9 a 10 anos de idade tirávamos areia do rio ate alcançar uma idade que poderia trabalhar de carteira assinada . 
Na época não existia manutenção do rio porque o rio era limpo, mas existia dragagens em certos pontos, mas eu não conheci, mas sim aonde nos estávamos fazíamos banca pra tirar areia e ali não precisava ser dragado, nos mesmos limpávamos o rio, o rio era limpo, tanto que dava peixe.
Casas as margens do Rio Faria - Timbo (Comunidade da Galinha)
a poluição do rio foi em 70, depois da enchente que foi muito forte e arrasou muita residência, foi muita chuva, muita lixo, e o rio foi poluindo e a população crescendo.
  
Depois da poluição foram fazer dragagem, mas não adiantou, tiveram que fazer canalização nova, que foi feita do Faria- Timbó ate Bonsucesso, foi feito o reparo do rio.

Tristeza, tenho lembrança, como era antes e como e hoje, antes a gente tomava banho, mergulhava, e pescava, hoje não pode nem chegar perto, muita sujeira, muito lixo e poluição, precisamos dar um basta nisso. João de Souza Santos Filho, 58 anos, aposentado.






2 comentários:

  1. Onde nasce o Rio Faria Timbó?
    Gostaria de saber.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. ESSE rio Farias Timpó que passa aqui em Piedade, na altura da rua Manuel Corrêa e Cardoso quintão encheu e alagou todas as casas.

    ResponderExcluir